Muitas pessoas criam sites ou lojas virtuais e acham que já vão aparecer nas pesquisas do Google de cara. Mas para ter um site nas primeiras páginas do google não é tão simples. Todo desenvolvedor de websites sabe que não funciona assim. É preciso entender de SEO (Search Engine Optimization). Para ter um site que apareça na frente das pesquisas, seu site tem que ter um bom SEO. Vou explicar melhor o que é o SEO.
O que é SEO?
SEO, na tradução livre, é Otimização para Motores de Busca. O que isso quer dizer? Bom, o Google, Bing, Yahoo Search e as outras ferramentas de pesquisa, para indexar sites nas pesquisas das pessoas, os sites devem ter uma boa otimização, devem ser bem estruturados e bem explicativos e inclusive até ter uma boa nota de desempenho de velocidade.
Imagine que você é dono da Google. Você, como empresa, quer entregar o melhor serviço para seus clientes e assim eles voltarem a utilizar do seu serviço (que neste caso é a ferramenta do Google Pesquisa). Então, para você mostrar bons resultados para as pessoas, você deve conhecer primeiro bons sites para poder apresentar. Então é mais ou menos assim que funciona os motores de busca. Eles mostram sempre os melhores sites para as pessoas nas primeiras páginas, pois os motores de busca querem ser bem prestativos em relação a resultados de pesquisa.
Como ter um site otimizado para os motores de busca?
Para isso você irá precisar entender um pouco sobre a estruturação do seu site e como os textos e imagens são distribuídos nele, além de entender um pouco de otimização da velocidade de um site.
Para seu site aparecer no Google você tem que saber utilizar bem os parâmetros H1, H2, H3, H4, div, span e por aí vai. Estes parâmetros são os que dizem para os robôs do Google o que é o cabeçalho, o que é o subtítulo, o que é o texto, o que é a descrição, etc.
O Google não manda pessoas humanas analisarem os sites. Para isso a empresa desenvolveu seus robôs. Estes robôs saem pela internet buscando e integrando os sites automaticamente. Mas eles tem inteligência em reconhecer o que é um bom site e o que não é. Por isso é importante entender dos códigos H1, H2, H3, etc, pois é assim que o robô entende os textos no seu site. Aqui vai algumas dicas que vão ajudar seu site a ter um desempenho melhor:
- Utilize bem os parâmetros H1, H2, H3, H4, div, span, nas seções, colunas, títulos, textos, de maneira que fique coerente. Sabendo que H1 é o parâmetro de texto principal, o título principal e quanto maior o número, quer dizer que “menos importante” é o texto. Mas os parâmetros de H é para TÍTULOS. Muito cuidado com isso. Nunca utilize o H para texto.
- Evite utilizar muitos elementos em CSS, animações, efeitos, partículas e dentre outros. Sites com muitos efeitos, estilos, etc, tendem a pesar muito e demorar muito para carregar.
- Opte por Lazy Load. Essa opção quer dizer que o site vai carregar algumas coisas depois e não na mesma hora que é aberto o site. Por exemplo, se no seu site existem vários produtos, mais de 20 na mesma página, utilize um Lazy Load, assim o site primeiro carrega e em seguida irá carregar depois os produtos. Assim o site fica carregando em etapas, invés de carregar tudo ao mesmo tempo.
- Caso utilize um site Wodpress, utilize um bom plugin de SEO. Sugiro Rank Math ou Yoast SEO. Ambos os plugins existem as opções gratuitas e pagas, mas a gratuita já é o suficiente para mostrar seu site nas pesquisas.
- NUNCA copie e cole informações que você encontra no Google. Por quê? Se você tem um blog ou uma loja, ou um site institucional, SEMPRE escolha você mesmo redigir todos os textos. Todos eles saindo da sua cabeça. Porque quando você só copia e cola, os robôs vão identificar a cópia e assim ele sabe que seu site não passa de uma cópia de um site já bem estruturado e ranqueado nas pesquisas. Muito cuidado em relação a isso.
- Escolha utilizar imagens no formato .webp. Este formato é o mais moderno, leve e mais rápido de carregar do que os tradicionais .jpg, .jpeg, .png. Isso é bom porque seu site vai ficar bem mais veloz para carregar imagens.
- Escolha boas palavras chave para ranqueamento, não escolha as mais concorridas. Por exemplo: Se você tem uma loja e você publica uma camisa, na descrição coloque todos os detalhes da camisa, incluindo tipo de malha, fio, tecido, cor, tamanho, todas as informações e o SEO irá sempre priorizar as melhores palavras e menos concorridas. Se alguém buscar por uma camisa de um tecido específico e se você não especificar isso no produto seu site nunca irá aparecer neste tipo de pesquisa porque você não deu as informações relevantes. Preze pela a especificidade.
Invista em Google Ads.
Uma opção é investir em anúncios no Google. Esta opção é para quem quer tráfego rápido e tem dinheiro para investir nisso. Com toda a certeza: Seu site irá receber visitantes com Google Ads. E sim, seu site irá aparecer sempre na frente na pesquisa com o Google Ads (para as palavras chave que você está concorrendo).
Google Ads é um pouco complicado, não é só jogar dinheiro e umas palavras e vai estar tudo ok. Muita gente perde dinheiro fazendo assim, então, muito cuidado, pois você pode acabar atraindo pessoas interessadas em comprar veículos, sendo que no caso você não vende e sim você é um mecânico. Apesar de ser ramos semelhantes, você só irá perder dinheiro se ficar da maneira errada.
Por isso, sugiro e entrar em contato com um especialista e ter uma consultoria GRATUITA de como fazer seu site, sua loja ou sua empresa aparecer bem nas pesquisas do Google.